O sistema de corte utiliza o princípio de medição de densidade para controle das operações de corte e bombeio, atuando diretamente nas válvulas motorizadas.
Através do sistema de supervisão, o operador insere informações do processo, acompanha a operação das válvulas, visualiza o comportamento da densidade e pressão em pontos diferentes da linha e monitora o nível dos tanques de armazenamento e vazão de bombeio.
Necessidades e desafios
Desenvolvimento de um sistema de controle para a supervisão e a operação remota do processo de corte com princípio de controle automático por densidade de produto e configuração dos parâmetros de bombeio – batelada.
Solução
Baseado na leitura dos densímetros, da Logum e Raízen, e da vazão das operações de bombeio, o CLP fará o cálculo do tempo em que as válvulas motorizadas devem ser operadas para que a operação de corte possa ocorrer de forma eficiente, de modo a evitar contaminações nos tanques de armazenamento de produto.
Com a previsão da chegada da interface de produtos o sistema realizará a troca de válvulas dinamicamente, bastando o usuário informar no sistema de supervisão os tanques do produto a ser recebido e o seu volume. O produto constante em linha será determinado através da densidade medida pelos respectivos densímetros.
Através do supervisório será possível visualizar todos os status das válvulas de corte e alinhamento do ponto B, vazão de bombeio, densidade em 3 pontos da linha, pressão e nível dos tanques de armazenamento.
Estrutura Técnica
- Sistema SCADA – Elipse E3.
- CLP Schneider Electric – M340.
- IHM Schneider Electric – Harmony.
- Válvulas Coester – Motorizadas 380V.
Benefícios
- Como benefícios desse sistema é previsto a redução do risco de contaminação de produtos e a redução dos custos devido a degradação do etanol anidro no tanque de etanol hidratado.
- O novo sistema SCADA trouxe confiabilidade operacional e melhores condições de manutenção por ser um sistema desenvolvido em uma plataforma industrial do renomado fabricante Elipse Software.