O sistema de automação para o controle de exaustão dos subsolos do edifício sede da Petrobras foi composto por ventiladores, exaustores e instrumentação dedicada. Os acionamentos desses elementos finais foram feitos através de painéis elétricos equipados com disjuntores, dispositivos eletrônicos inteligentes e inversores de frequência.
O correto funcionamento e a integridade desses dispositivos elétricos foram alcançados com o comissionamento elétrico e testes de funcionalidades dos equipamentos.
Necessidades e desafios
Relatar através de um procedimento de comissionamento elétrico os ensaios necessários para atestar a integridade física dos painéis, cabos e componentes.
Executar os ensaios elétricos em campo após a etapa de transporte, armazenamento e instalação dos painéis assegurando que não existam desvios de natureza elétrica, desde a saída da fábrica à habilitação de operação com qualidade e segurança.
Solução
A execução do comissionamento elétrico foi dividida nas seguintes etapas:
- Inspeção Mecânica.
Layout, fixação, identificação, integridade estrutural, estado da pintura, integridade de componentes internos, identificação de cores, identificação de cabos e bornes, identificação de barramentos, características de cabos e componentes, integridade dos barramentos, operação manual mecânica, terminação, torqueamento, limpeza e intertravamentos mecânicos.
- Inspeção Elétrica.
Características de alimentação, potência, ligações elétricas, continuidade e aterramento.
- Ensaios Elétricos.
Ensaios de sinalização, comando manual e automático, resistência de isolação, intertravamentos mecânicos e elétricos, resistência ôhmica de contato, atuação térmica por injeção de corrente e relação de transformação.
- Parametrização e Ajustes.
Os IEDs equipados em gavetas do CCM, inversores de frequência, multimedidores de energia e remotas de I/O foram parametrizados e comissionados no que diz respeito as funcionalidades operação e automação.
- Interpretação de Resultados.
Os ensaios foram registrados em relatório técnico com a descrição detalhada dos procedimentos de testes, indicação de não conformidades e aceitação dos resultados.
Estrutura Técnica
Painéis CCM – BlokseT da Schneider Electric equipados com:
- Multimedires de Energia com comunicação Modbus serial – família PM800.
- Remotas de I/O com comunicação Modbus TCP – família Advantys STB.
- Relés Inteligentes (IEDs) – famílias Tesys T e Tesys U.
Painéis de Inversores projetados pela LTBA Sistemas:
- Inversores de Freqência – famiília Altivar 630.
Benefícios
- Operação segura durante as manobras envolvendo os painéis e gavetas.
- Garantia da integridade física de operadores e dispositivos como barramentos, chaves seccionadoras, disjuntores, cabos, dispositivos eletrônicos, transformadores de corrente e potencial.